Quem sou eu

Minha foto
Eu sou Keli Soares, psicóloga, terapeuta ericksoniana e consultora organizacional. Ministro treinamentos, palestras, cursos em empresas, abertos ao público tanto presencialmente como via internet sobre vários temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional. Meu propósito de vida é ajudar o maior número de pessoas, individual ou coletivamente a alcançar seus objetivos e realizar o que desejam.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A arte de ser leve

Acabo de ler o livro “A arte de ser leve”, da escritora mineira Leila Ferreira e percebo a importância de da vida com leveza... Ao buscar o meu autoconhecimento, entre leituras, atividades, estudos, meditações e trabalho intenso, vejo que “vim ao mundo de bicicleta”!!! Esta expressão foi utilizada no livro pela cabeleleira Conceição, ao descrever sua “leveza”, afirmando que “tem gente que veio de caminhão”, e acrescento: com carga pesada!
Assuntos como gentileza, bom humor, desaceleração, descomplicação, convivência e felicidade, elaborados a partir de entrevistas, encontros e observações, foram apresentados de forma leve, inteligente e reflexiva.
No ritmo em que vivemos, em que a tecnologia nos conecta 24 horas e nos “obriga” a estar on line, nos afasta do contato com as pessoas e nessa “navegação corremos o risco de naufragar”! Não temos “tempo” para encontros, reflexões e conversas.
Tornar-se leve é viver de forma menos complicada, com mais tempo para olhar para dentro de si, refletir sobre o que gosta e sente, sem se preocupar em agradar o outro. É desacelerar a vida, é sentir o prazer no almoço em família, é desligar o computador sem culpa, é encontrar com os amigos, é ter tempo para conversar, para viajar, para fazer nada! Quem disse que deve-se sempre estar ocupado? “Pré-ocupado”?
Se tornar uma pessoa leve requer um grande esforço, mas acima de tudo empenho, sabedoria e bom humor! É poder tirar o “peso do bacalhau nas costas”! Esta metáfora é utilizada pela autora para descrever aqueles que não conseguem se livrar da carga do mau humor e vão estragando o dia de quem tem o azar de encontrar-lhes. E que azar!
E você, quer ser uma pessoa mais leve ou o bacalhau?
 Trabalhe com bom humor, descomplique a vida, fortaleça suas relações e viva com leveza!


Sobre a autora do texto:

Amanda Naves Ulhoa é psicóloga, graduada pela PUC Minas e Pós-graduada em Psicologia do Trabalho pela UFMG. Experiência, com vivência em todos os subsistemas da área de Recursos Humanos, adquirida em empresas de médio porte e atuação em  Desenvolvimento Organizacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário