Quem sou eu

Minha foto
Eu sou Keli Soares, psicóloga, terapeuta ericksoniana e consultora organizacional. Ministro treinamentos, palestras, cursos em empresas, abertos ao público tanto presencialmente como via internet sobre vários temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional. Meu propósito de vida é ajudar o maior número de pessoas, individual ou coletivamente a alcançar seus objetivos e realizar o que desejam.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ser uma grande líder - Por Mayara Pestana Rodrigues


A liderança é um tipo de comportamento praticado desde o início da história da humanidade. Temos exemplos de lideres que fizeram história ao fazer com que as pessoas enxergassem a vida de forma diferente apesar da opressão vivida como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, outros levaram milhares de pessoas a morte, como Hitler, e ainda existem outros que são citados como exemplos de liderança empresarial como Steve Jobs. Mas apesar de sempre ouvir palestras, debates e conversas cotidianas sobre liderança, afinal o que é ser um líder?

No século passado, houve o maior interesse sobre o tema liderança e das pesquisas desenvolvidas surgiram alguns conceitos que basicamente definem a liderança como o comportamento de um individuo de influenciar pessoas em busca de um objetivo em comum.  Dentro desse conceito, especialistas observam que os principais fatores que definem uma liderança efetiva são: motivação, inspiração, sensibilidade e comunicação.

De fato, também acredito que essas são as chaves para liderar, é preciso inspirar a motivação das pessoas para que desempenhem suas atividades de modo eficaz e satisfatório para ela e para o time; é preciso ser modelo, inspirar as pessoas para que elas se envolvam na mesma intensidade, é preciso sensibilidade para identificar e valorizar qualidades, dificuldades e os temperamentos de cada um do seu time para saber como abordá-los e ter consciência de suas necessidades para desenvolver o trabalho;  e principalmente, ter uma comunicação efetiva e aberta para dar espaço para todos se expressarem, expor suas idéias e contribuições, e para que o seu time possa te compreender e entender todas as circunstancias que envolvem as atividades da equipe.

Essas definições abordam a liderança sendo exercida por uma pessoa que exerce de fato o cargo de líder e hoje é possível liderar em diversas situações independente da função que exerce em seu trabalho. É possível liderar em casa, na universidade e até mesmo no trabalho mesmo não tendo um cargo de liderança. A liderança, mesmo nesses casos, sempre estará atrelada ao fato de influenciar pessoas e para isso é preciso ser sensível, comunicativa e ter a capacidade de motivar as pessoas para que elas possam abraçar e lutar pelo mesmo objetivo que o seu. Segundo Hollander (1978):

 “O processo de liderança normalmente envolve um relacionamento de influência em duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos mútuos, tais como aqueles de um grupo, organização ou sociedade. Portanto, a liderança não é apenas o cargo do líder, mas também requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas.”

Dessa forma, podemos concluir que a liderança é a arte de ser humano, de estar aberto as pessoas para entender suas limitações e qualidades, ser referência de suporte e compreensão, ter a capacidade de motivar e de mostrar outros caminhos diante das adversidades e principalmente,  interagir verdadeiramente com aqueles que vive ou trabalha de forma que seja correspondido e ouvido. 



SOBRE A AUTORA DO ARTIGO:

MAYARA PESTANA RODRIGUES
Economista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo,  com atuações significativas em movimentos estudantis voltados para o empreendedorismo e desenvolvimento de lideranças. Possui experiência em apresentações institucionais, treinamentos, planejamento estratégico e em projetos acadêmicos na área de vendas e gestão empresarial. Habilidades de liderança e no trabalho em equipe, com postura pró-ativa e análise crítica, aliado às características como planejamento, organização e a busca por desafios completam seu perfil.
E-mail: pestana.mayara@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário